domingo, 3 de julho de 2011

É preciso refletir!

Olá amigos e caros alunos!

Este espaço passa a existir para que possamos trocar idéias e refletir sobre assuntos ligados ao nosso curso,e m especial a Microbiologia de Alimentos. Nada impede porém, que  coloquemos outros assuntos em pauta. Importante é que participemos ativamente e com liberdade de sanar as dúvidas. Devemos então contribuir com informações, comentar as postadas e interagir com nossos colegas. Desta forma poderei avaliar a participação de vocês. Esta primeira participação deverá ocorrer até o dia 10/07/11.

Abraço, Lúcia 

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!
    Gostaria que lessem as duas reportagens e observassem os fatos como se deram e as suspeitas onde recaem.
    Abraço,


    Olá pessoal!
    Gostaria que lessem as duas reportagens e observassem os fatos como se deram e as suspeitas onde recaem.
    Abraço,

    Olá pessoal!
    Gostaria que lessem as duas reportagens e observassem os fatos como se deram e as suspeitas onde recaem.
    Abraço,

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/925750-eua-tem-4-casos-suspeitos-de-contaminacao-por-bacteria-e-coli.shtml


    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI240425-15280,00-ALEMANHA+SUSPENDE+ALERTA+CONTRA+VERDURAS+E+DIZ+QUE+ENCONTROU+FONTE+DE+INFEC.html

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma dúvida, se os alimentos suspeitos fossem lavados de forma adequadas, causariam td isso????

    ResponderExcluir
  4. Depois de ver o seminário da Thamirys e do Marcos e ler as reportagens, acredito que essa super bactéria foi criado em um laboratório, pois ela não é como a E. Coli tradicional. E por isso causa esse surto, já que os especialistas não sabem como tratar os pacientes, e acredito também que a falta de higiene da população está fazendo essa bactéria se manifestar mais. Acredito que a bactéria não chegará no Brasil e em muitos países de América e da África.

    ResponderExcluir
  5. Me surpreendi o Estados Unidos.Com tanta preocupação com terrorismo eles esquecem que uma bactéria dessa pode matar muito mais que uma bomba.A preparação de alimentos em casa, feita com toda a higiene possível pode evitar inúmeras infecções,já em restaurantes ou produtos industrializados é obrigação dos profissionais da área oferecerem um alimento seguro.Nada que um pouco de educação não resolva.

    ResponderExcluir
  6. É terrível ver que mesmo nos dias de hoje, com tanta informação a disposição, com a regulamentação de tantas regras, ainda á casos de surtos como esse. O piór e ver que 30 pessoas já morreram por negligencia (preguissíte aguda) de algum funcionário que deveria fazer o seu trabalho bem feito e por causa desse simples discuidas familias inteiras sofrem.
    Isso serve de exemplo para nós futuros técnicos, que nosso trabalho seja sério, e as nossas atitudes sejam em prol das pessoas e assim concerteza seremos felizes tanto como pessoas tanto como profisionais.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que o Everton disse. É deplorável saber que todas essas mortes aconteceram por descuidados de algum funcionário.
    Os alimentos são muito importante para os seres humanos, mas é como dizia meu trabalho de LTT: "Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de 50 toneladas de alimentos, o que garante a vida longa ao indivíduo. No entanto, essa garantia só acontece se forem tomados cuidados básicos para que os alimentos atuem como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças."
    Vendo toda essa situação, devemos parar e pensar em como é importante tudo que estamos aprendendo no técnico em alimentos.
    Precisamos trabalhar serio e ser muito cuidadosos. Caso contrário, podemos tirar vidas de pessoas inocentes.. como o que esta acontecendo agora nesse caso com a E. coli.

    ResponderExcluir
  8. Se elas se cruzam e se fundem quais medidas devem se tomadas agora?Pois pelo que se sabe esta cepa rara e extremamente toxica e resistente!!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o Everton !
    O que realmente falta para a humanidade ,é a seriedade .Seriedade no trabalho,seriedade para enfrentar o que é preciso enfrentar.
    Esse caso é um alerta para que os profissionais e a humanidade tomem consciência da necessidade de manter a atenção na higiene e ter o controle do que entra e do que sai de nosso país,e nos alimentos que aqui ficam.
    É um alerta para um país como o Brasil,que não tem suporte para combater uma cepa tão resistente como essa,começar a ter mais seriedade com o assunto.
    Nós , futuros profissionais,temos o dever de levar um alimentos seguro até a mesa do nosso consumidor e até mesmo conscientizá-los a ter comprometimento com isso.
    Será uma luta delicada contra essa cepa rara.As tentativas de evitar mais mortes e a quantidade de hipóteses da origem dessa cepa são grandes,onde agora há outra pista : a UE está rastreando as sementes vindas do Egito .Mas ainda há o que percorrer.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. já que aparentemente alguém esqueceu de cumprir com as regras de higiene e sanitários, e que apesar de serem pais de 1 mundo , nos que somos aqui do Brasil e temos tanta dificuldade com saneamento básico e fiscalização, temos que analisar o que podemos fazer para evitar que chegue essa cepa , e se chegar evitar que se espalhe no nosso pais pois não temos estrutura para cuidar de uma epidemia tão grave assim

    ResponderExcluir
  12. Todos nós sabemos que essa super bactéria E.coli sofreu mutações, mas ainda não podemos comprovar onde ela “surgiu”. Muitas pessoas podem até questionar: como um ser vivo tão pequeno pode fazer inúmeras vítimas? Assim como o Everton comentou acima, a higiene é a principal solução para evitarmos uma catástrofe avassaladora como essa. Diante de todos os acontecimentos e suspeitas de contaminação, uma solução é buscada constantemente, mas a cada “vacina” descoberta, o microrganismo torna-se mais forte, ganhando resistência. Portanto não adianta apenas buscarmos soluções nos laboratórios, mas sim investir na higienização do processo produtivo, em especial dos manipuladores, os principais vilões transmissores das enterobactérias.

    Amanda Thais

    ResponderExcluir
  13. O que da para nos provar e que nos não estamos preparados para suportar ou pelo menos a Alemanha,o que nos prova e que de tanta tecnologia
    que tem no mundo, não nos adianta de nada se nessas horas podemos usufruir para nos salvar mas devemos se dedicar para agregar a tecnologia a higiene e fiscalização ,e também nos cuidarmos precisamos também sem mais rápidos em identificar soluções antes que tantas pessoas passassem mal mas e característico que a E.coli demora ate 15dias para apresentar sintomas mas esse broto deveria ser analisado antes não é ?
    O que importa e que temos o dever como futuros técnicos devemos cuidar do bem estar das pessoa e da higiene dos alimento para que fiquem próprios para o consumo.

    ResponderExcluir
  14. Li um artigo falando sobre sacolas retornáveis, e a presença de E. coli nesta, pois as pessoas se esquecem de lavar as sacolas, passando para outros alimentos.
    Sempre chegamos a conclusão q a solução ou parte desta é a higienização, mas não podemos nos esquecer q moramos num país onde o saneamento básico é precário, qto mais as boas práticas de higiene. Orientação dos profissionais e atitudes políticas são deveres obrigatórios!!!!
    Cris

    ResponderExcluir
  15. É lastimável ver que 30 pessoas ja morreram, e triste ainda por saber que pode ocorrer mais casos à óbito. Como já foi citado acima a Alemanhã sendo um país de 1° mundo não conseguindo um controle da tal situação nos coloca em alerta também.Pois se um país de 1° mundo ocorreu tantos casos e expandindo além do seu território não conseguindo um controle "energético", como o Brasil conseguiria lidar com o caso da E. coli? Com tais fatos ocorridos é necessário repensar em biossegurança do nosso país, no qual se encontra em uma posição na qual não nos dá realmente a segurança devida. Apesar de haver leis, o governo deveria resaltar com mais vigor tais leis com uma fiscalização qualificada e oferecendo juntamente com a população mais informações, contudo como a Cris ja citou a conclusão que sempre chegamos é que a solução ou parte desta é a higienização.

    ResponderExcluir